OUVIR É A MELHOR MANEIRA DE APRENDER

Quando deixamos de ouvir, bloqueamos uma parte considerável de nosso potencial para o aprendizado. É provável que você já tenha ouvido essa afirmação ¨só acredito vendo.¨Bem, o mesmo vale para o que ouvimos. O apresentador americano Larry King afirmou certa vez: ¨toda manhã, procuro me lembrar do seguinte: nada do que eu disser hoje me ajudará a aprender coisa alguma. Portanto, se quero aprender, só posso fazer isso ouvindo.¨

Quanto mais alto é o nível de liderança que se atinge, maior é a autoridade que se tem nas mãos e menor é a disposição de ouvir o que os outros têm a dizer. Contudo, a necessidade de ouvir também se torna maior do que nunca! Quanto mais se afastam da linha de frente, mais os líderes dependem de outras pessoas para adquirir dados precisos. Se não formaram o hábito de ouvir de maneira atenciosa e inteligente, não conseguirão dispor das informações de que necessitam. E quando um líder permanece sem saber de nada, os problemas da organização tendem a piorar cada vez mais, sejam eles quais forem.

Quando um líder ouve as pessoas que o seguem e usa o que elas dizem para promover aprimoramentos que beneficiam a todos e à organização, os liderados ficam a vontade para depositar sua confiança nele. No entanto, o líder faz o contrário (ou seja, deixa de ouvir) prejudica o relacionamento entre ele e aqueles que o seguem. Quando os liderados deixam de acreditar que seu líder os ouve, começam a procurar por alguém que o faça.

A conclusão é que, quando o líder é capaz de ouvir, a organização fica inda melhor. O ex-presidente da Chrysler, Lee Lacocca, afirmou: ¨Saber ouvir pode fazer a diferença entre uma empresa grande e outra medíocre.¨Isso significa dar ouvidos a todas as pessoas que ocupam todos os níveis da organização: clientes, colaboradores e outros líderes também.

Você tem dado ouvido as pessoas?

0 comentários:

Postar um comentário