VEJA OS SETE PECADOS NAS VENDAS QUE AFASTAM EMPRESAS DE CLIENTES


Na hora de estabelecer metas de vendas, competir para ampliar seu espaço no mercado ou mesmo usufruir dos resultados, os empreendedores e seus vendedores correm o risco de cometer "pecados capitais" que os afastam dos clientes, em vez de atraí-los.
Gula, inveja, orgulho, preguiça, avareza, ira e luxúria são pecados que também podem ser cometidos durante as negociações. O consultor Alexandre Giraldi Moreira, do Sebrae-SP, serviço de apoio às empresas, listou os sete principais erros cometidos pelas equipes de vendas nas empresas.  Confira a seguir:
QUERER ABOCANHAR O MERCADO SOZINHO
 GULA: "Se o mercado consome 100 peças e só estou vendendo 5, preciso vender as 100", pensa o empreendedor fominha. Esse empresário pode criar metas intangíveis. A pergunta é: existe espaço para vender mais? 
SE ELA CRESCEU E EU NÃO, ESTOU NA PIOR
 INVEJA: "Se o outro alcançou, não posso ficar atrás", pensa o empreendedor invejoso. Competir é bom, mas o vendedor que estabelece seus objetivos com base no que o vizinho conquistou sempre vai ficar atrás. Para vender mais e crescer, ele deve pensar em superar a si próprio para ampliar o seu espaço. 
SOU SUPERIOR A TODOS
ORGULHO: "Sem mim, a empresa não anda", pensa o vendedor orgulhoso. É a percepção de que as vendas são a área mais importante da empresa. O negócio é um organismo vivo que depende de todos para ter sucesso, não adianta vender se o setor produtivo não tiver capacidade de atender! 
SÓ ENXERGO O DINHEIRO
AVAREZA: "A comissão está acima de tudo" é o lema do vendedor avarento e ganancioso. Ele quer fechar a venda a qualquer custo sem se importar com a satisfação do cliente. Esse tipo de comportamento desgasta a negociação, prejudica futuras vendas e a relação com clientes que têm potencial de virar fregueses. 
ESFORÇO PARA QUE?
PREGUIÇA: "Está tudo ganho", pensa o vendedor preguiçoso. Muitas vezes a preguiça faz com que se perca a venda. O cliente não encontra seu contato para retorno e, por pura falta de iniciativa, a venda cai. É preciso manter o contato com possíveis clientes 
NÃO RETORNOU? O PROBLEMA É SEU
IRA: "Quem não quer mais agora sou eu", pensa o vendedor que perde o equilíbrio e se irrita com o cliente. Atitudes assim fazem o vendedor desistir da venda por não saber separar sentimentos dos negócios. 
MINHA VIDA SÓ TEM LUXO
LUXÚRIA: "Gasto minhas comissões por antecipação", diz o vendedor gastador. Como trabalhar com comissão tem seus altos e baixos, ele entra em um círculo vicioso que o faz dependente de altas comissões e, na menor variação do mercado, pode entrar em desespero e começar a cometer todos os outros pecados na venda. 
FONTE   ECONOMIA.UOL.COM.BR


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