A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL


A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA MICRO E PEQUENA EMPRESA


O papel das micros e pequenas empresas e a sua importância para o país são inquestionáveis não só pela geração de empregos mais por movimentarem a economia em cada bairro, cidade, estado. A cada dia novas empresas são abertas, mais existe um agravante muitas outras também são fechadas seja por falta de conhecimento do negócio, de planejamento e controle, por políticas insuficientes de apoio as empresas ou problemas pessoais dos sócios proprietários.

Com todos esses obstáculos esse tipo de empresa precisa de instrumentos gerenciais relevantes, para que o gestor possa ter um grau maior de segurança em suas decisões, e possa realizar ações compatíveis com a demanda existente dentro da organização.

A contabilidade gerencial é um processo que visa identificar, mensurar, suportar e analisar informações sobre situações econômicas das empresas, num sentido mais profundo está voltada para a administração da empresa, servindo como ponto de orientação quanto as medidas de correção, acompanhar distorções de valores, níveis e eficiência de produção e qualidade dos padrões estabelecidos.

Em outras palavras a contabilidade gerencial auxilia na tomada de decisão, ajuda a empresa a crescer e gerar lucros e diminuir a taxa de mortalidade empresarial e o desemprego.

A grande maioria dos empresários desconhece os benefícios da contabilidade gerencial, deixando de aproveitar ferramentas que poderiam melhorar a empresa no todo, exemplo: (Análise do ponto de equilíbrio, controle de custos e formação de preços)

Segue abaixo algumas 10 perguntas para ajudar a refletir sobre o desempenho de sua empresa e o quanto você empresário conhece dela


1)    A empresa possui algum tipo de planejamento escrito?
2)    A empresa investiu em treinamento de pessoal?
3)    Há controle de movimentação de estoque?
4)    Há controle comparativo entre vendas e saídas de estoques?
5)    Houve aumento de clientes nos últimos 6 meses?
6)    Na sua empresa existe algum tipo de controle contábil?
7) É possível demonstrar aos sócios ou gestores qual foi a lucratividade da empresa nos últimos 06 (seis ) meses?
8)   É comum os sócios colocarem numerários no caixa da empresa para cobertura de compromissos administrativos?
9)   Em caso de venda da empresa você se sentiria seguro em determinar o valor de mercado da sua empresa?
10)  Você estaria interessado em ter uma contabilidade gerencial paralela a fiscal na sua empresa?

0 comentários:

Postar um comentário