A IMPORTÂNCIA DA CONCILIAÇÃO DO LUCRO (ECONÔMICO) E CAIXA (FINANCEIRO)


Abaixo irei mostrar a importância do lucro e caixa da empresa, abordados por dois mestres de gestão empresarial

Como conciliar  lucro (econômico) e caixa (financeiro) segundo STANCILL e  MORANA, 

“ Qualquer que seja a empresa, independentemente de seu tamanho, ela é movida a CAIXA e não a LUCROS. Você não pode pagar contas com lucros, somente com CAIXA. Você não pode pagar empregados com lucros, somente com CAIXA. E quando alguém lhe perguntar: Você tem conseguido obter lucro?,,,,,  Tudo o que ele provavelmente quer saber é se você obteve caixa”

              James Macneill Stancill

STANCILL reforça a importância da gestão do caixa para a sustentabilidade do crescimento das 
organizações empresariais, enfocando que resultados meramente econômicos não contribuem para o 
fortalecimento do caixa da empresa e que de nada adianta obter lucros econômicos e não conseguir 
revertê-los para o caixa.

 “ Desde 1.948 dedico-me ao estudo da eficácia empresarial. Meu estudo foi centralizado na seguinte questão: O que uma empresa deve fazer para fazer a coisa certa?. E TRADUZI COISA CERTA POR LUCRO. PORQUE O LUCRO É COMO A SAÚDE: É ESSENCIAL. Uma empresa que não tem lucro, fecha. Uma empresa só pode crescer se tiver lucro. Então, o problema central da empresa É TER LUCRO. Isso é eficácia empresarial”.

              Salvatore Morana

Já MORANA afirma que o fator retroalimentador do caixa é a geração de resultado econômico (lucro, na demonstração do resultado do período). É o lucro econômico que, em algum momento, fortalecerá o fluxo de caixa da companhia, quando for efetivamente realizado financeiramente. O lucro econômico obedece ao fluxo econômico de renda mas, com certeza, irá contribuir para o caixa da empresa e que uma posição privilegiada de liquidez hoje, pode ser corroída rapidamente, caso a companhia não venha a gerar novos resultados econômicos positivos.

Com isso o que você, Controller, Contador ou Administrador devem se preocuparem e ficarem atentos!

Vocês devem se preocuparem de forma simultânea, com a liquidez e com a rentabilidade da empresa, para que a mesma cresça de forma saudável sem tropeços pelo caminho.

0 comentários:

Postar um comentário