Dentro de uma organização, deve haver um fator chamado hierarquia.
Ela é que vai disciplinar os atos entre pessoas.
Quando definimos um cargo para uma pessoa, estamos definindo quais os seus limites dentro da organização.
Alguns não entendem esta hierarquia e colocam a estrutura da empresa em risco.
Quando damos certos poderes para os gerentes de setores e retiramos estes poderes de forma repentina e brusca, estamos criando um paradigma, insatisfação, clima desconfortável,etc
Cada empresa deve criar seu modelo próprio de gestão, onde se administra todos os recursos de forma
profissional e direcionada a toda conjuntura em que a empresa está inserida, observando suas particularidades e efeitos estratégicos no mercado.
Nenhuma empresa é igual a outra e modelos iguais não podem ser aplicados em empresas diferentes, por isso, recomendamos sempre estudos e avaliações individuais para se criar meios especiais de se administrar e de aplicar a contabilidade gerencial a cada empreendimento.
Até mesmo com empresas do mesmo dono, ou do mesmo grupo, estudos especiais deve definir o melhor modelo de gestão para cada uma delas.
Os controles internos de uma empresa devem ser criteriosamente organizados para otimizar todos os trabalhos desenvolvidos internamente.
Não é recomendado se criar modelos individuais de controles, segregando-os pelos departamentos da empresa, pois os departamentos devem ter facilidade de se comunicar em si, ou seja, as informações devem ser passadas de forma natural, objetivas e ao mesmo tempo completas.
Todos os controles devem ser criados visando racionalizar as atividades desenvolvidas em cada setor ou departamento, economizando tempo e evitando trabalhos em duplicidade.
A principal finalidade é criar caminhos que facilite todo o processo, tornando a administração muito eficiente e sendo uma ferramenta de gestão dentro da empresa.
Quando uma empresa não possui controles adequados pode vir a perder mercadorias, peças, dinheiro e até clientes em função de problemas gerados pelo descontrole e desorganização.
É importante sempre manter controles eficazes pois os prejuízos sem eles certamente são bem mais acentuados do que os dispêndios necessários para cria-los e mantê-los.
0 comentários:
Postar um comentário