PESQUISA DO PONTO COMERCIAL: PRIMEIRO PASSO IMPORTANTE PARA ABRIR UMA EMPRESA

Decidir onde montar o próprio negócio é fator primordial, e encomendar uma pesquisa de ponto pode ser a chave para o êxito ou fracasso nos negócios.
O empresário deve conhecer o público da região, saber se o produto ou serviço atende as necessidades desses consumidores, se há um fluxo de pessoas suficientes para cobrir custos fixos e para obter lucro no negócio.
Ao começar a pesquisa tenha em mente alguns itens importantes que você precisará saber como a população do bairro, faixa etária, classe socioeconômica, se o bairro está em expansão, se existem novos investimentos na região que irão atrair público extra.
Você pode buscar esse tipo de informação em instituições voltadas as pesquisas como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Sebrae-SP (Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), levantamentos e informações organizadas por associações do bairro, associações de classe, associações comerciais, jornais, etc..
As vezes o empresário fica indeciso na escolha do ponto por perceber que naquele lugar existem muitos concorrentes com o mesmo produto ou serviço, mais isso não é impeditivo, nem maléfico e pode ser muito benéfico, quando existem uma grande concentração de empresas do mesmo seguimento ou seguimento semelhante, também chamada de cluster, por que?. Por que atrai um grande fluxo de pessoas e consumidores de diversas regiões.

Abaixo alguns fatores fundamentais para analisar a escolha do local do negócio, segundo o Sebrae-SP

Localização - O imóvel precisa estar numa rua com grande fluxo e fácil acesso, tanto de transporte coletivo, como carros e pedestres.

Lei de zoneamento - É  preciso verificar junto a municipalidade se, na localização, é permitido abrir um estabelecimento comercial.

Movimento  de  Pessoas   -   Pesquisar  o  fluxo  de  pessoas  naquele  ponto,   pois  o  número  de transeuntes circulando deve justificar a escolha do local.

Enchentes  -  É importante   observar se em épocas de chuvas fortes não há inundações no local. É bom evitar ruas próximas a galerias e rios.

Estacionamento - Se o negócio depender de um estacionamento, ele pode ser próprio, em parceria ou mesmo em ruas com facilidade de se encontrar vagas.

Acesso - O acesso ao local precisa ser facilitado. Evitar esquinas, barreiras geográficas e ruas com sinalização deficiente.

Transporte Público     -     Dependendo do público-alvo, precisa ser próximo a paradas de ônibus, estações de metrô, de trem, etc.

As condições do imóvel - O imóvel deve estar em bom estado, bem conservado, sem infiltração. A  decoração deve ser adaptada ao público alvo desejado.

Possibilidade de adaptação do imóvel - O imóvel tem que se adaptar facilmente ao perfil do cliente. Se for terceira idade, evitar escadas, e ser de fácil acesso a deficientes físicos.



0 comentários:

Postar um comentário