A seguir um texto ou história bíblica que todos conhecem
¨Então disse o homem:- A mulher que me deste por esposa, ela me deu da arvore e eu comi¨.
¨Disse o Senhor Deus a mulher:- Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher:- A serpente me enganou, e eu comi¨ Gênesis 12 e 13
Como tudo aconteceu - o homem errou Deus o cobrou e ele culpou a mulher, Deus chamou a mulher e ela culpou a serpente, a serpente deve ter olhado para um lado para o outro, para traz como não tinha quem culpar, teve que aceitar a culpa.
Esse relato bíblico aconteceu há muitos e muitos anos, mais você consegue identificar alguma semelhança com o presente?
Parece que está no DNA do ser humano, buscar culpados ou desculpas diante das adversidades.
A mulher culpa o marido por problemas no casamento, que ele é grosso, incompreensivo, bruto, etc, o homem culpa a mulher, afirmando ser impossível conviver com uma pessoa chata, ciumenta, briguenta, enfim, um culpa o outro.
Na empresa o empregado por não ter êxito profissional culpa o gerente, trabalho, setor, diz que a empresa não reconhece não dá oportunidades, que os amigos não ajudam, que ela é injustiçada.
O empresário por outro lado culpa o governo, tributos, empregados, concorrência, produtos, fornecedores, etc.
E assim vão caminhando o tempo vai passando e não chegam a lugar nenhum, e ainda acumulam mágoa, tristeza, depressão e perdas irreparáveis.
O que devemos fazer é fácil, primeiro nos assumir, segundo chamarmos a responsabilidade para nós, assumir nossos erros, olharmos para dentro de nós e parar de arrumar culpados, pois na maioria das vezes somos os maiores vilões e terceiro temos que ter atitude.
Quebre os paradigmas mude hoje mesmo e seja feliz.
0 comentários:
Postar um comentário