OS 15 ERROS MAIS COMUNS NO USO DIÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Fazem dez dias. Fazer, quando exprime tempo, é impessoal (não varia): Faz dez dias./ Fez dois meses./Fazia cinco séculos.

Vende-se terrenos. O verbo concorda com o sujeito: Vendem-se terrenos./Alugam-se casas./Fazem-se consertos./ Na vida cometem-se injustiças. Se houver preposição depois do verbo, ele fica invariável: Trata-se dos amigos mais leais./Precisa-se de balconistas./ Recorre-se a todos.

Estava meia adoentada. Meio, advérbio, não varia: meio adoentada, meio louca, meio atrasada.

Encara de frente os desafios. Ninguém encara (nem enfrenta) de lado ou de costas. Diga: encarar (enfrentar) firmemente, encarar (enfrentar) com decisão.

Raios ultravioletas. Violeta é substantivo e, por isso, o derivado não varia: raios ultravioleta. Evite confusão com raios infravermelhos ou radiações infravermelhas: vermelho varia por ser adjetivo.

Ela não sai do cabelereiro. Relacione palavras para evitar erros: Ela não sai do cabeleireiro (de cabeleira)./ Era um encontro prazeroso ( e não prazeiroso - vem de prazer)./Atenção, vamos maneirar (e não manerar - vem de maneira).

Assistiu o programa. Assistir, no sentido de presenciar, exige a: Assistiu ao programa, ao jogo, ao show, à Tv, à missa, à sessão, Como verbo é indireto, não existem as formas assistiu-o (em relação ao programa) nem o programa foi assistido.

Vive às custas do governo. Custas são despesas judiciais. Por isso: Vive à custa do governo./ Faz concessões à custa da honra. Use também em via de, e não em vias de: espécie em via de extinção, trabalho em via de conclusão.

Entregas a domicílio. A preposição é em: entregas em domicílio. Afinal, as entregas são realizadas em casa, no escritório, no apartamento, no edifício, na empresa, etc. 

Pediu o empréstimo junto ao banco. Pede-se o empréstimo ao banco (e não junto ao banco). Da mesma forma: O recurso deu entrada no STF (e não junto ao STF)./ O jogador foi contratado do (e não junto ao) Palmeiras,/ A empresa fez uma pesquisa com (ou entre) os consumidores (e não junto aos consumidores).

Aonde ele mora?. O certo: Onde ele mora?/ Não sei onde ele está. Aonde se usa com verbos demovimento. Não sei aonde ele quer chegar./ Aonde vamos?.

Inflingiram as normas. Infringir é que significa transgredir: Infringiu as normas, o regulamento. Infligir (e não inflingir) equivale a impor: Infligiu derrota ao adversário.

Que seje feliz. O subjuntivo de ser e estar é seja e esteja: Que seja feliz./Que esteja (e nunca esteje) sempre atento.

O assaltante é de menor. O de não existe. O assaltante é menor.

Não há qualquer perigo. É nenhum, e não qualquer, que se emprega depois de negativas: Não há nenhum perigo./ Ninguém lhe fez nenhum favor./Nunca armou nenhuma confusão.






0 comentários:

Postar um comentário